Imagem capa - ESPECIAL: BUQUÊS por Tiago de Carvalho Costa

ESPECIAL: BUQUÊS

Um dos itens indispensáveis na hora do “sim” é o buquê! Um detalhe que deve carregar a personalidade da noiva. Mas são tantos modelos, estilos, ideias e flores...

E que o buquê da noiva é um dos itens mais importantes do casamento, ninguém duvida. Pode vir em vários formatos, cores, tipos de flores e estilos. Escolher o buquê certo faz toda a diferença na hora de complementar o visual da noiva, harmonizando com vestido, maquiagem e cabelo.


Reprodução: internet (google).

Foto: Reprodução internet (Google).


Para escolher o buquê ideal para o seu casamento, o primeiro fator a ser observado é o modelo do vestido, em conjunção ao estilo da noiva. Existem diversas opções indicadas para noivas baixinhas ou muito altas, por exemplo, que evitam salientar características indesejadas.



Foto: Reprodução internet (Google).



Foto: Reprodução internet (Google).


Confira alguns buquês que integraram alguns de nossos importantes trabalhos.







 

Como normalmente o vestido e a maquiagem já são pensados tendo em mente o estilo escolhido para o casamento, o natural é que a escolha do buquê siga pelo mesmo caminho. Casamentos durante ao dia e ao ar livre pede arranjos menores e mais coloridos. Já à noite, buquês maiores e ornamentados com flores mais nobres são uma boa pedida.







Uma boa estratégia é se reunir com a cerimonialista, a decoradora e a maquiadora para, juntas, escolherem o estilo que melhor se adequa ao visual de todo o casamento. A partir daí, serão definidas as cores do buquê, o formato, tamanho e adornos. Se você já tem uma ideia de como gostaria de ter seu buquê, não deixe de conversar com esses profissionais!








Para se decidir sobre qual o melhor buquê para você, é preciso observar alguns detalhes importantes, que vou citar no post de hoje. Confira!







A origem do buquê

Buquê, ou bouquet, é uma palavra de origem francesa que pode ser traduzida literalmente como um “ramo de violetas”. Apesar do seu nome francês, a tradição desse arranjo acompanhar a noiva no dia do casamento veio, na verdade, da Grécia. Lá, eram feitos de grãos e ervas, garantindo uma união frutífera.






Na Idade Média, as noivas iam para a igreja a pé e, no caminho, eram presenteadas com flores por aqueles que estivessem acompanhando o casamento. Assim, ela já chegava na igreja com um buquê pronto, com a intenção e desejos de boa sorte.



Com o descobrimento de flores mais exóticas, os europeus passaram a atribuir diferentes significados para os diferentes tipos de buquês. Em épocas de maior pudor, onde não era comum discutir sentimentos com a abertura existente hoje, as noivas usavam as flores dos buquês para se expressar.



























Fotos: Tiago Carvalho Fotografia.