Imagem capa - Tudo que você precisa saber sobre Cerimonial e Assessoria em casamentos por Tiago de Carvalho Costa

Tudo que você precisa saber sobre Cerimonial e Assessoria em casamentos

Nessa nossa próxima pauta, resolvemos bater um papo com os cerimonialistas de nossa região e saber deles sobre alguns assuntos que rodeiam o mundo dos casamentos e eventos em geral. Fizemos dez perguntas para cada um deles que aceitaram participar de nossa matéria que você confere agora: 




Todo mundo escuta falar de cerimonial, mas o que é o cerimonial?

O serviço de cerimonial é a parte principal de qualquer evento, pois dele depende o bom andamento da festa, já que fica com ele a responsabilidade da organização do evento como um todo, bem como aliar a harmonia do evento com todos os detalhes da festa, tais como: decoração, estruturas, som, iluminação etc. Sendo que seu trabalho no evento fornece todo conforto e comodidade para os noivos, família e convidados.

 

Qual a diferença do cerimonial para a assessoria?

Assessoria: é quando andamos de mãos dadas com o casal dando a eles todo o suporte para a elaboração do evento do jeitinho que sonharam. Com a contratação de fornecedores, analise de contratos etc.

 Cerimonial: é a execução de tudo aquilo que foi previamente planejado na assessoria.

A  garantia que os noivos tem que tudo será executado da forma que foi planejado. Com execução do cortejo, supervisão dos serviços prestados e etc.

 

Quanto tempo de antecedência a noiva deve contratar uma assessoria/cerimonial?

A partir do momento que ficaram noivos, assim podemos acompanhar cada passo deste planejamento e a garantia de um casamento perfeito, geralmente se dá entre um ano e meio e um ano de antecedência.

 

Qual a sua visão hoje do mercado de eventos em geral?

Infelizmente nosso mercado que é um dos mais lindos, está prostituído, pessoas sem a menor qualificação, ameaçando o sonho dos casais. Acham que é só vestir um pretinho básico e já estão prontos a comandar um evento. Sem contar nos valores bizarros que cobram, não dá pra pagar nem nossos assistentes cobrando o que estas pessoas cobram.

 

Como é feito uma assessoria para noivos?

O trabalho de um assessor está nos bastidores do pré-evento, para conciliar ao máximo as expectativas do casal com o que será executado no dia. É “ajustar” um sonho para que ele caiba no seu bolso, na sua data e na sua realidade, respeitando seus gostos e preferências.


Qual o valor em média que você cobra referente a uma assessoria e cerimonial?

É uma pergunta um pouco difícil de ser respondida. Pois atendemos a necessidade de cada evento. Cada casal e cada evento tem suas particularidades que respeitamos ao máximo.

 

Fala se muito no "cerimonial do dia" o que seria um cerimonial do dia?

Em qualquer curso que façamos vamos aprender a mesma coisa... Não existe cerimonial do dia. O que pode ser feito é o cerimonial final, que se inicia 90 dias antes do evento onde o contratante tem a responsabilidade de passar todas as informações pertinentes ao evento contratado. É impossível realizar um evento somente no dia.

 

Qual sua formação para exercer essa profissão?

Procuro sempre me manter informada, quanto a nosso mercado, fazendo cursos sempre que possível, entre eles estão cursos de Assessoria e Cerimonial e eventos sociais, curso para protocolo de debutantes, curso de reciclagem para cerimonialistas e alguns cursos online na área.

 

Hoje, quem é o cerimonialista ou assessor de eventos que você admira e segue o trabalho dele/a?

Além de seguir meus companheiros de profissão da região, sigo os Mestres Roberto Cohen, Adriana Gunther, Talita Uoya, Kátia Cardoso, Silvia Queiroz entre outros.

 

Qual seu recado para as noivas de plantão que vão ler essa entrevista aqui no nosso blog?

Amadas noivas, vocês não imaginam quanto os seus sonhos são importantes para nós. Por isso temos o maior zelo para que seu grande dia seja inesquecível. Pensem muito bem e procurem um Cerimonial qualificado. Estamos aqui prontos a realizar seus sonhos.



















 

 



Todo mundo escuta falar de cerimonial, mas o que é o cerimonial?

É um trabalho que existe para facilitar a logística e desenvolvimento de um evento.

 

Qual a diferença do cerimonial para a assessoria?

Cerimonial: cuida do desenvolvimento do evento no dia do evento.

Assessoria: acompanha toda montagem do evento, com indicações de fornecedores negociações quando necessário e se responsabiliza para que os profissionais contratados entreguem o produto e/ou serviço no tempo certo com maestria.

 

Quanto tempo de antecedência a noiva deve contratar uma assessoria/cerimonial?

Geralmente 1 ano é o suficiente, o que não é uma regra.


Qual a sua visão hoje do mercado de eventos em geral? 

 Acho um ótimo mercado, e com espaço para todos, mesmo sendo do mesmo segmento, tendo formas diferentes de trabalho, mas é um mercado promissor.

 

Como é feito uma assessoria para noivos? 

Os noivos contratam,  é feita uma “entrevista” para que possa se levantar o desejo dos noivos, a partir daí saímos a campo para levar até eles aquilo que foi pedido, como por exemplo os orçamentos dos profissionais que se envolverão no evento, direcionamentos a profissionais solicitados, pontes e negociações com fornecedores...etc.

 

Qual o valor em média que você cobra referente a uma assessoria e cerimonial?

Bom, eu trabalho com 2 valores fixos , sendo reajustados anualmente, e me arrisco em oferecer sempre pacotes com  preços variados para enquadrar nos desejos dos noivos... desconheço valores de outros profissionais.

 

Fala se muito no "cerimonial do dia" o que seria um cerimonial do dia?

Os noivos preparam por si mesmo o evento, e dão as informações do que acontecerá no dia do evento, pra que o profissional cerimonialista conduza o que foi preparado por eles, claro que com uma pauta preparada junto com o cliente.


 Qual sua formação para exercer essa profissão?

 Nunca participei de curso pra exercer minha profissão, mas sempre estou ligado em grandes profissionais da área pra me manter atualizado, pretendo sim ter um certificado, mas por agora não vejo nenhuma necessidade, acompanho grandes profissionais de etiqueta, decoração, bom gosto troco algumas ideias com essas pessoas e por enquanto tem me sido suficiente.


Hoje, quem é o cerimonialista ou assessor de eventos que você admira e segue o trabalho dele/a? 

Roberto Cohen

Graziela Siqueira


Qual seu recado para as noivas de plantão que vão ler essa entrevista aqui no nosso blog?

Ao preparar seu casamento, se cerque de pessoas que além de competentes, sejam éticas e justas, o trabalho de um profissional não se mede por valor cobrado e sim pela dedicação oferecida durante a preparação de seu evento, é de suma importância se tornar amigos de quem vai fornecer trabalho ou produto , para vocês, para que seja desenvolvido com primazia e amor o que foi combinado e tudo saia muito Chick .




 



Todo mundo escuta falar de cerimonial, mas o que é o cerimonial?

É um investimento feito pelos noivos, a fim de garantir a organização e andamento de sua festa.

O cerimonial é a equipe responsável por orquestrar todo andamento da cerimônia e festa, de acordo com os anseios do casal.

Responsável por fazer contato com todos os fornecedores e alinhar todos os serviços , bem como resolver quaisquer tipos de imprevisto, de forma que todo evento seja um sucesso e eles se sintam convidados de sua própria festa.


Qual a diferença do cerimonial para a assessoria?

A Assessoria irá acompanhar cada detalhe do casamento desde o início de todas as contratações. É ela quem irá conhecer melhor os noivos de perto, e todas as suas expectativas.

Conhecendo o perfil dos noivos, fica mais fácil planejar e organizar a contratação dos outros fornecedores.

A caminhada até o altar é longa, exige dedicação, tempo, e um bom profissional cuidando de cada detalhe, para que o sonho dos noivos seja realizado exatamente como sonhado.

O Cerimonial é aquela equipe que irá cuidar de todos os detalhes no dia do casamento, bem como os protocolos da cerimônia, cortejos. O cerimonial está sempre atento a cada detalhe, é ele responsável por receber os fornecedores e atender qualquer uma de suas necessidades ,a fim de que nada interfira no andamento do evento. Esta equipe está presente desde a montagem do salão de festas, recepção dos convidados e andamento da festa.

Muitas empresas hoje oferecem os serviços de assessoria e cerimonial, o que é muito interessante, pois já que a assessoria os acompanha desde o início, então, ninguém melhor que eles, para conhecer cada detalhe do evento, com isso a chance de tudo dar certo é bem maior, e os noivos podem curtir tranquilamente sua festa.


Quanto tempo de antecedência a noiva deve contratar uma assessoria/cerimonial?

A assessoria deve ser um dos primeiros serviços a serem contratados, já que auxiliará na escolha dos demais fornecedores. Normalmente no mínimo com um ano de antecedência.

O cerimonial, no mínimo 30 dias antes.


Qual a sua visão hoje do mercado de eventos em geral?

O mercado de eventos tem sofrido um avanço muito positivo. De uns anos para cá, temos percebido um anseio muito grande pela busca de novidades. Os clientes hoje buscam um diferencial a mais para seu evento, com isso fez com que essa massa se movimentasse em busca de aperfeiçoamento. Hoje percebemos uma busca constante por capacitação e uma coragem para investir em novidades fora do comum, pois o mercado expandiu de tal maneira que ou acompanhamos esse crescimento acelerado ou saímos do mercado. Pois os clientes também estão antenados nas tendências e querem ir em busca de profissionais que estejam acompanhando essas mudanças.


Como é feito uma assessoria para noivos?

Primeiramente ouvir os noivos.

E ouvir muito... Pois enquanto ouvimos traçamos o perfil de nossos clientes, assim pode-se conhecer melhor suas expectativas e o estilo de casamento almejado.

É necessário que haja uma empatia entre eles, assim fica mais fácil visualizar seus desejos.

Preencher um check list com todas as informações necessárias, e montar um planejamento. É importante estar atento ao orçamento dos noivos!

Com todas as informações definidas, começa-se então uma grande caminhada em busca dos fornecedores que se enquadrem dentro do perfil estimado pelos noivos, agendando visitas, pedindo orçamentos, auxiliando nos fechamentos dos contratos, prazos e pagamentos.


Qual o valor em média que você cobra referente a uma assessoria e cerimonial?

Até 30 km de onde estamos localizados, em média de:

R$ 3.200,00 (Três mil e duzentos reais) para Assessoria.

R$ 1.550,00 (Hum mil quinhentos e cinquenta reais) para Cerimonial.


Fala se muito no "cerimonial do dia" o que seria um cerimonial do dia?

Seria supervisionar a montagem do salão de festas e os serviços contratados de acordo com o que foi fechado em contrato, desde a decoração a pista de dança, receber os fornecedores, alinhar o tempo em que tudo irá acontecer, de forma que os noivos aproveitem bem sua festa. Cuidar dos detalhes referentes à cerimônia religiosa, roteiro, cortejos e alinhar tempo com os músicos. Recepcionar os convidados no salão de festas, acompanhar o andamento do buffet, auxiliar os noivos durante as fotografias, a fim de que não falte nenhuma pessoa querida neste registro, que é responsável por eternizar este dia tão especial. É organizar entrada dos noivos no salão de festas, brinde com padrinhos e familiares, hora do buquê, hora da gravata ( uma tradição nos casamentos). É resolver imprevistos de maneira discreta a fim de que não afete em nada o andamento do evento. É estar à disposição de outros profissionais que trabalham durante o evento. Ao final de tudo, é a assessoria quem irá conferir sobras de buffet e bebidas se houverem, bem como guardar todos os pertences dos noivos e presentes no carro.


Qual sua formação para exercer essa profissão?

Me profissionalizei no ano de 2013 pelo PACAE ( Programa de Aprendizagem para Cerimonialistas e Assessores de Eventos) através da mentora Talita Uoya na cidade de São Paulo. E me capacitei no curso Técnico de Empreendedorismo e Planos de Negócios.


Hoje, quem é o cerimonialista ou assessor de eventos que você admira e segue o trabalho dele/a?

Talita Uoya.


Qual seu recado para as noivas de plantão que vão ler essa entrevista aqui no nosso blog?

Escolham com muito zelo o profissional que vocês irão confiar o sonho de vocês. Lembrem-se: olho no olho é fundamental, é de extrema importância uma visita presencial, não fechem contratos somente online, empatia é fundamental entre fornecedor e cliente. Busquem referências antes de fechar um contrato, vejam a quanto tempo este profissional está no mercado, e se seu histórico é positivo, preço nem sempre é tudo, muitas vezes o barato pode sair caro, e o caro nem sempre quer dizer o melhor.

Procurem caminhar de pés no chão, fechando contratos que estejam de acordo com a realidade e orçamento disponível do casal, que ao fechar um contrato, seja de comum acordo entre noivo e noiva.

Uma boa assessoria irá orientá-los e encaminhá-los a profissionais competentes, que realizem com maestria os serviços de vocês.





Todo mundo escuta falar de cerimonial, mas o que é o cerimonial?

O cerimonial é um segmento de protocolos, como sociocultural, religioso, financeiro a serem cumpridos, temos que respeitar cada um, cada cliente é um protocolo a ser seguido, analisamos o que cada casal quer na entrada de padrinhos, pais, noivos, o que cada igreja autoriza ou não, são vários detalhes que discutimos durante um tempo para executar aquilo que nos foi pedido, e de diferente forma.

 

 Qual a diferença do cerimonial para a assessoria?

A assessoria tem como tarefa desenhar o perfil dos noivos, entender o que eles querem para o grande dia, considerando sempre o orçamento e o estilo dos noivos, auxilia na indicação e contratação dos fornecedores que melhor os atender, a assessoria cuida de todas as etapas do evento até o dia da execução, quando é passado ao cerimonial, que é quem executa.

 

 Quanto tempo de antecedência a noiva deve contratar uma assessoria/cerimonial?

O cerimonial/assessoria deve ser contratado o quanto antes, já que os noivos sempre estão meio perdidos, não sabem o que estão comprando, já analisei contratos que tiveram que ser refeitos, ou até mesmo já cheguei ao momento em que aparentemente estava tudo resolvido, mas na verdade faltavam muitos pontos importantes que fariam a diferença no momento da execução, então a presença do cerimonial em cada momento e importante, para que os detalhes não sejam esquecidos. O profissional auxiliando sempre, será de melhor desenvolvimento para cada fornecedor escolhido, contratos fechados e os noivos ficam mais tranquilos, então como eu já disse, o quanto antes contratar o cerimonial melhor será.

 

Qual a sua visão hoje do mercado de eventos em geral?

A minha visão do mercado de eventos hoje, é que está muito concorrida, mas com espaço para todos os fornecedores da profissão, acho que não é concorrência, apesar de todo mundo falar em crise, temos mantido nosso mercado bem aceito, e com muitas novidades, devemos sempre procurar novidades, pois todos os dias temos.

 

Como é feito uma assessoria para noivos?

A assessoria para noivos é feita para facilitar o trabalho aos noivos, já que eles não sabem por onde começar, o que é necessário contratar , e aonde achar os fornecedores que desejam, montamos um perfil dos noivos e fazemos uns orçamentos dentro daquilo que eles desejam e que caiba no orçamento desejado de cada um.

 

 Qual o valor em média que você cobra referente a uma assessoria e cerimonial?

Para um orçamento de assessoria e cerimonial o valor cobrado varia muito, de local, a estrutura da festa, quantidade de convidados, trabalho com equipe e para montar uma equipe para cada evento, tudo tem que ser analisado, montado um esquema de trabalho e assim chegaremos a um valor.

 

 Fala se muito no "cerimonial do dia" o que seria um cerimonial do dia?

O Cerimonial do dia, é a organização de padrinhos, pajens e damas e noivos no casamento religioso e a organização e execução na festa, mas tudo isso com um cronograma já entregue ao cerimonialista nos dias anteriores ao evento (eu pelo menos gosto que seja com um pouco de antecedência para poder estudar cada detalhe).

 

 Qual sua formação para exercer essa profissão?

Fiz vários cursos em Belo Horizonte na qual me prepararam para o mercado e desde os 17 anos exerço essa profissão, antes em uma empresa lá em Belo Horizonte, Comemorar eventos e cerimonial, a empresa tinha uma forte atuação em formaturas e eu era a responsável pelos casamentos, foi onde apaixonei por cada detalhe, cada um mais lindo que o outro, hoje tenho 34 anos e exerço a profissão em minha própria empresa, faço cursos de atualização sempre que posso, me mantenho informada sempre das novidades. Exerço com profissionalismo e amor essa profissão.

 

 Hoje, quem é o cerimonialista ou assessor de eventos que você admira e segue o trabalho dele/a?

Admiro muito quem depositou a confiança em mim e me contratou para ser a  responsável em executar essa função em sua empresa, o dono da Comemorar eventos e Cerimonial, hoje ele não á exerce mais essa profissão, hoje é medico mas agradeço sempre a Deus e o Carlos. Hoje tem uma moça, o nome dela é Ana Flavia Ribeiro lá de Belo horizonte também, sigo ela, tem sempre novidades perfeitas, tem cursos maravilhosos e de bastante conceito, tenho um curso inclusive com ela em breve, a Ana é excelente, admiro os trabalhos dela e ela, claro! A Ana é muito bem conceituada e uma das melhores cerimonialistas na grande BH, deu entrevista ao jornal Estado de Minas, falando inclusive da importância de ser ter um cerimonial, pra mim ela é uma inspiração.

 

 Qual seu recado para as noivas de plantão que vão ler essa entrevista aqui no nosso blog?

 Noivas, respirem, inspirem, não pirem, (risos), estamos aqui para ajudar vocês, procurem sempre se informar de cada fornecedor, pesquise, busque indicações, para você se identificar e agradar cada um, estaremos á disposição para qualquer dúvida. Amei poder falar um pouquinho do meu trabalho para vocês, espero que gostem. Um beijo enorme.

 

 







Todo mundo escuta falar de cerimonial, mas o que é o cerimonial?

Cerimonial é a empresa ou profissional que o ajuda a organizar e executar seu evento, seja ele aniversário, casamento, formatura ou empresarial. Sua função é planejar e cuidar de todos os detalhes para oferecer aos clientes e seus familiares a tranquilidade para participar e aproveitar ao máximo seu evento.

 

Qual a diferença do cerimonial para a assessoria?

 Essa é uma pergunta muito comum, o termo “Cerimonial” é utilizado para o serviço conhecido como “Cerimonial Dia” que é aquele em que os clientes são responsáveis pela contratação dos profissionais, negociação de valores, ideias e todo o trabalho que antecede o evento, cabendo a cerimonialista apenas a administração, supervisão das empresas contratadas e coordenação dos momentos no dia do evento.

Já o termo “Assessoria” corresponde ao serviço de “Assessoria completa” que é quando somos responsáveis pela indicação dos fornecedores, negociação de valores, ideias e todo o trabalho que antecede o evento, acompanhamos os clientes mais de perto, participando de todas as reuniões com os fornecedores, além da coordenação e organização no dia do evento.

 

 Quanto tempo de antecedência a noiva deve contratar uma assessoria/cerimonial?

 A assessoria deve ser contratada a partir do momento que se decide a data do casamento, o tempo ideal é de até um ano e meio de organização, considerando desde a primeira reunião, até o grande dia. Já o cerimonial pode ser 8 a 6 meses antes do evento, mas é importante lembrar que quanto antes contratar melhor, para garantir que o cerimonial esteja disponível na data que você deseja.

 

Qual a sua visão hoje do mercado de eventos em geral?

 O mercado de eventos é um campo promissor, com espaço e demanda para vários ramos e profissionais, mas diante da oferta de diversos serviços é preciso pesquisar e selecionar com cautela os fornecedores para seu evento.


Como é feito uma assessoria para noivos?

 Assessoria é a que envolve todas as etapas do casamento, indicada para os noivos que não tem tempo para cuidar dos preparativos do seu evento. Neste serviço será feito o planejamento, coordenação, organização e acompanhamento de todas as atividades relativas ao casamento.

 

Qual o valor em média que você cobra referente a uma assessoria e cerimonial?

Os valores do serviço de cerimonial ou assessoria dependem de alguns fatores como número de convidados e a cidade que acontecerá o evento, o cerimonial pode variar entre R$1.500 à R$2.200 e assessoria de R$3.000 à R$3.800.

 

Fala se muito no "cerimonial do dia" o que seria um cerimonial do dia?

 Como já falei um pouco no Cerimonial  do dia, os noivos são responsáveis por todo o trabalho que antecede o casamento. Geralmente o cerimonialista inicia o seu trabalho de 90 a 30 dias antes do evento para conferir como está o planejamento e contatar todos os fornecedores, agendar os horários de montagem e desmontagem, além de atuar no dia do evento, assegurando um desenrolar tranquilo da cerimônia á recepção, livre de imprevistos.


Qual sua formação para exercer essa profissão?

Sou formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Terapia Ocupacional e aos poucos fui me direcionando para o mundo de eventos, fiz vários cursos em Belo Horizonte que me capacitaram para atuar como cerimonialista. Há 4 anos, juntamente com uma amiga, Camila, abrimos o Cerimonial Encantare Eventos onde trabalhamos juntas por 2 anos, hoje ela administra a unidade de BH e eu de Manhuaçu.


Hoje, quem é o cerimonialista ou assessor de eventos que você admira e segue o trabalho dele/a?

Nossa, são tantos profissionais bons no mercado que fica difícil escolher um, mas os profissionais que contribuíram para minha formação sempre serão minhas referências, são eles: Renata Lima, Adriana Gunther, Roberto Cohen, e claro minha amiga e companheira de profissão, Camila Silva da Encantare de BH.


Qual seu recado para as noivas de plantão que vão ler essa entrevista aqui no nosso blog?

Noivas de plantão, não deixem de procurar auxílio com um profissional da área, este é um momento muito importante e único, vale a pena ter ao lado de vocês pessoas capacitadas para ajuda-las, mas antes de contratar um (a) cerimonialista busquem referência, pesquisem sobre o profissional para terem certeza que estão fazendo uma boa escolha. Não selecione por valor e sim por qualidade de trabalho, qualquer dúvida estou à disposição.






Todo mundo escuta falar de cerimonial, mas o que é o cerimonial?

 Cerimonial, também chamado de protocolo, é um ramo de atividade onde se congrega todos os procedimentos sociocultural, protocolar público-privado das regras para a realização de atos e solenidades.

 Todas as atividades correlatas a eventos de Inaugurações e atos envolvendo atividades de classe, entidades políticas, estudantil, onde se exige a normatização, programação, rotina é um trabalho do Cerimonial.

 Em todo o segmento da sociedade existem atividades ligadas ao cerimonial. Dentro da própria casa, no convívio social, político-religioso sempre existem regras para a conduta de pessoas.

 Existem vários ramos do cerimonial. O religioso é a condução dos rituais dentro de uma cerimônia.

 Nas ordens secretas existe o Mestre de Cerimônias que conduz por todo o Ocidente os movimentos do homem em relação ao Universo.

 É um procedimentos milenares das tribos de condução de certos rituais, onde o cerimonial deve ser seguido da mesma forma que o primeiro surgido e criado pelos ancestrais.

 Em toda a cultura oriental e ocidental existem cerimoniais. Os orientais com maior rigor e certa preservação do conteúdo essencial de cada cerimônia.

 De uma certa forma o cerimonial é um instrumento de igualar cultura, tratos e procedimentos. Toda autoridade político-religiosa em qualquer viagem pelo mundo, sabe exatamente como será recebido e como será realizada determinada cerimônia, por estarem sendo mantidas essas regras básicas de conduta.

 A Sua Alteza Real só é conduzido ao trono de Rei, após uma cerimônia, onde são seguidos todos os procedimentos para esse fim. Da mesma forma, o Sua Santidade o Papa, quando eleito pelo Conselho do Vaticano, também passa por uma cerimônia onde o consagra como líder de uma religião e um Estado.

 Para tomarem posse, todos os Chefes de Estado tem que ser após uma cerimônia.

 Como vimos cerimoniais está presente em todo o mundo e em todo o lugar, até em um simples gesto de entrega de cartão de visita temos que obedecer ao protocolo.

 

 -Qual a diferença do cerimonial para a assessoria?

 Cerimonial

 O cerimonial fica com a parte mais de protocolo é aquele que executa o serviço no dia do casamento, e que começa a trabalhar em um momento mais próximo ao evento. A empresa responsável por essa tarefa coloca as mãos na massa durante o evento. Nessas mãos você coloca também a responsabilidade pelo andamento da celebração e da festa, coordenando os fornecedores, entradas, rituais e o que mais for necessário organizar – ou resolver – no dia do casamento.

 Confirmação com os fornecedores, organização do cortejo e alinhamento entre todos os envolvidos na cerimônia fica por conta do cerimonial. O cerimonial é sempre a referência para que tudo ocorra da forma como foi combinado – e sonhado – por tanto tempo. Conferência e coordenação dos profissionais contratados, recepção dos convidados, tomada de decisões e até mesmo o apagamento de “incêndios”… Toda a logística do grande dia.

 Assessoria

Muitos clientes  fazem esta pergunta   “Por onde começara-a  entra  a  diferença.  A assessoria esta sempre preparada para de te ajudar, primeiramente, responder a essa pergunta. O trabalho de um assessor está nos bastidores do pré-evento, para conciliar ao máximo as expectativas do casal com o que será executado no dia. É “ajustar” um sonho para que ele caiba no seu bolso, na sua data e na sua realidade, respeitando seus gostos e preferências.

 A assessoria pode vir em várias formas, parcial ou total, mas utiliza toda a expertise de quem conhece o mercado para aproveitar os recursos e sugerir os fornecedores mais adequados para o casamento. O profissional desta área identifica, através do perfil do casal, os melhores caminhos para transformar expectativas em realidade. A partir daí, arregaça as mangas e começa a trabalhar com orçamentos, agendar reuniões, participar de visitas e apoiar todas as decisões dos noivos.

 Integrando todos os vários serviços do evento, a assessoria parte de um planejamento que busca respeitar o sonho do cliente – adequando esses sonhos ao seu próprio perfil financeiro. Comparação de preços, planilhas de gastos, cronograma de contratações e o acompanhamento profissional de toda a organização, sempre prezando pela tranquilidade e confiança dos noivos no resultado final.

 Por isto sempre aconselho meus clientes a fazer uma conjunção dos dois, Cerimonial e Assessoria que acompanhe e esteja em todo o processo do casamento, alinhando tudo de forma mais adequada ao perfil do casal. É uma oportunidade para realizar o máximo possível com o orçamento que se tem e com muito menos preocupação no pré-casamento.

 

  - Quanto tempo de antecedência a noiva deve contratar uma assessoria /cerimonia?

 Todo evento exige muito tempo para sua preparação, como estamos falando direcionado às noivas e noivos, sabemos que um casamento é um acontecimento que vai mexer diretamente com sonhos quanto mais cedo os noivos contratarem um cerimonial  eles terão mais tranquilidades, quanto os melhores  fornecedores ,  pois  não é uma simples festa, que com um mês se monta, normalmente eu digo que é legal você começar a ver os detalhes com alguma antecedência, nossa empresa   está sempre preparada para qualquer situação. Há casos que trabalhamos com noivos de outros estados, aconselhamos no mínimo  pelo menos 6 meses, já que em algumas situações mesmo tendo um profissional te assessorando o casal tem que estar presente e hoje em dia tempo é o que os casais menos tem. Dependendo do dia e da Igreja que você escolher você tem que ver a data com pelo menos 1 ano de antecedência. O Essenziali Cerimoniais tem uma missão realizar sonhos e a visão de concretizá-los.

 

 Qual a sua visão hoje do mercado de eventos em geral?

 É um mercado que está sempre em ascensão, nos dias de hoje todos os eventos é importantíssima a presença um Cerimonial, como uma sociedade cada vez mais ativa menos tempo as pessoas tem para planejar e colocar em prática seus sonhos e a mídia está cada vez presente através de blogs , Facebook , Instagram ... o protocolo é sempre cobrado cada vez, e quando deparamos um uma situações que sai do protocolo ficamos decepcionados,  por isto toda noiva deve procurar uma empresa qualificada e atualizada, através de cursos e muito estudo, como sempre digo "não brincamos com sonhos, sabemos que é o dia mais importante de uma casal ou de uma debutante."

 No entanto, ficamos tristes com a desvalorização de nossa profissão tanto através de pessoas que se denominam “cerimonialistas” como também de proprietários nos ramos de casamento,  que dizem : não precisam contratar pois não é importante.

 Falar sem conhecimento é ignorância, viver o conhecimento é sabedoria.  E sempre estamos aprendendo.

 

 Como é feito uma assessoria para noivos?

 Primeiro requisito amar a profissão, amar trabalhar com noivas e noivos isto é indispensável para um bom assessor.

 Nos preparativos:

 Traçar o perfil da noiva para dar um norte aos preparativos. Conhecer muito bem os noivos é fundamental, pois no dia do casamento, se tiver algum problema a assessora deve pensar com a cabeça dos noivos. Indicar profissionais que se enquadram no perfil (estilo & orçamento) do casal. É preciso conhecer a reputação dos fornecedores que se indica. Dar uma orientação financeira realista, pois os noivos costumam não ter noção de quanto custam, na realidade, todos os sonhos. Eventualmente, ajudar na negociação com os fornecedores. Verificar os contratos para que todas as cláusulas importantes estejam inclusas. Fazer e administrar o cronograma para que todos os itens sejam resolvidos dentro do prazo certo. Cuidar do RSVP ativo e passivo. Fazer o link entre os fornecedores (enviando a planta e o timeline da festa para todo mundo), porque nem todos os fornecedores não conversam entre si espontaneamente.

 No dia:

 Acompanhar a montagem da festa. Certificar-se de que tudo chegou da forma como foi contratado e no prazo estipulado. Ter planos B na manga, caso necessário. Garantir que todos os profissionais tenham boas condições para realizar seu trabalho. Cuidar do cerimonial na Igreja. Verificar se todos os fornecedores estão atentos ao timeline da festa. Resolver eventuais problemas sem comunicar os noivos e familiares.

 Pós:

 Já deixar combinado quem sai, quem leva o que, conferir as quebras de louça, gente que leva talheres, portas-guardanapo. Verificar pendências, ver o que sobrou (acerto final de bebidas, buffet, etc.).

 Como é gratificante para nós fazermos parte de uma linda historia de amor e podermos sair dos eventos realizados.

 

 Qual o valor em média que você cobra referente a uma assessoria e cerimonial?

 Tem vários fatores para chegarmos em uma media de valor. O mais importante para nós do Essenziali Cerimoniais  é executar seu trabalho com excelência para todos os nossos clientes, independente sua classe social  e  deixamos  bem claro não importa se o evento é de pequeno ou de grande porte nossa dedicação é totalmente voltada para noivos.  Outro fator muito importante é com relação a comissões, conhecemos vários cerimoniais que recebem comissões de seus fornecedores, o Essenziali não recebe comissão de fornecedor, quando os noivos nos contratam a nossa responsabilidade e compromisso é com eles, então qualquer desconto que viermos a conseguir com um determinado fornecedor e repassado para os noivos (vejo cerimonial que tem um valor X mas não sabe o cliente esta pagando ele através de produtos adquirido de algum fornecedor),  neste exemplo entra a ética profissional que para nós é essenciais,  então você noiva ou noivo  pode ficar tranquilo com relação a valores, estamos prontos para atende-los e temos ótimas formas de pagamentos, como disse anteriormente nossa missão e fazer de seu casamento inesquecível .

 

 Fala se muito no “cerimonial do dia” o que seria um cerimonial do dia?

Em nossos cursos aprendemos que não existe cerimonial do dia, e você noiva merece uma assessoria que vai deixa-la tranquila no dia mais importante para você.

 E vamos te explicar o porquê.

 Em primeiro lugar, é importante deixar claro o que faz uma cerimonialista: nós somos responsáveis por coordenar a harmonia do evento. Fazer tudo ser perfeito no grande dia é responsabilidade do cerimonial.

 É parte do nosso trabalho: alinhar para que tudo corra em sintonia com todos os profissionais, receber convidados e presentes e organizar as entradas de músicas, damas, padrinhos e noivos. Em resumo, nossa missão é fazer com que tudo corra do jeito que o casal sonhou.

 Porém, não conseguimos fazer isso sem estar previamente envolvidas no casamento. Nosso trabalho começa pelo menos quarenta dias antes.

 Para realizar sonhos precisamos, antes de tudo, conhecer o casal e o perfil do evento. Daí, partimos para os ajustes finais, que incluem:

 Verificar se tudo o que é necessário já foi contratado , se não, indicar profissionais;

Organizar o ensaio de casamento e ajustar os últimos pontos com os fornecedores;

Nos reunir com fornecedores-chave, como decorador, banda e buffet, para alinhar cada detalhe.

É por isso que não chamamos esse serviço de cerimonial do dia, mas sim de assessoria do mês.

 

 Qual sua formação para exercer essa profissão?

 Nossa empresa está a 7 anos no mercado de trabalho, e realizando lindos eventos dando graças a Deus primeiramente e ao nossos clientes que colocaram seus sonhos em nossas mãos.

 Mas para sermos uma empresa séria fizemos e temos a visão de que o conhecimento nunca é demais e é umas das coisas que ninguém tira de você. Tivemos varias oportunidades de fazer vários cursos mas sempre tem aqueles que marcam a nossa carreira vamos citar alguns deles.

 Jv Eventos          -Belo Horizonte

 Katia Cardoso   -Rio de Janeiro

 Fátima Ziegler -Rio de Janeiro

 Temos uma formação de todos os tipos de eventos e também de etiqueta e postura que acho muito necessário para um assessor de eventos.

 

 Hoje, quem é o cerimonialista ou assessor de eventos que você admira e segue o trabalho dele/a?

 São vários em nossa região, temos um grupo para trocarmos ideias , valores, etc. .. Para mim admiro todos eles e considero cada um vencedor pelo trabalho que faz , não é fácil trabalhar em nossa região, nem todos os clientes levam a sério a importância de um Cerimonial, prefiro não citar nomes para não cometer injustiças, temos ótimos profissionais em Manhuaçu, Manhumirim, Alto Jequitibá , Ibatiba , Simonésia .... Amo todos .

 Também admiro muito: Fátima Ziegler    , Katia Cardoso, Rita Lima , Roberto Cohen

 Foram mestres no crescimento do Essenziali Cerimoniais.

 

 Qual seu recado para as noivas de plantão que vão ler essa entrevista aqui no blog?

 Em primeiro lugar queremos agradecer ao nosso amigo Tiago Carvalho, por este bate-papo agradável que nos promoveu, amamos, obrigado.

 E para nossas Noivas e Noivos, queremos dizer que o Essenziali Cerimoniais está preparado para executar seu casamento da melhor forma possível e sem tirar a características de vocês, nossa experiência nestes mais de 7 anos no mercado fez com que nós e nossa equipe buscarmos cada vez mais o conhecimento no ramo de casamentos, como tendências , cores , flores , lugares para seu evento e vamos continuar buscando mais e mais conhecimento  porque amamos nosso trabalho , nossa equipe tem treinamentos especializado para atender seus convidados com o maior carinho, é um diferencial do Essenziali  também nós  queremos que seus convidados sintam se amados e acolhidos com todo o carinho.

 Venha ser Noivos Essenziali .

 Realizar sonhos

 É a nossa inspiração!!



Todo mundo escuta falar de cerimonial, mas o que é o cerimonial?

 Em um contexto, cerimonial é aquele que cuida de todos os detalhes do seu grande dia, trazendo perfeição em acertos que são minuciosamente escolhidos por aqueles que celebram e pelos profissionais envolvidos.

 

Qual a diferença do cerimonial para a assessoria?

 A assessoria tem como objetivo organizar o evento por completo, e entender de uma forma explícita, qual o perfil dos contratantes e de seus convidados. Também participa de todas as etapas do evento, e por isso a contratação é feita com uma antecedência maior. A personalização do serviço de assessoria é feita através da disponibilidade de cada cliente para o investimento em sua festa.

 O cerimonial já vem com o intuito de desenvolver o bom andamento das atividades já iniciadas pelo contratante. Além disso, põem em prática todas as formalidades exigidas por cada tipo de evento, incluindo a realização de cronogramas, acertos finais com fornecedores, reuniões em geral, detalhes que ocorrem durante o acontecimento da festa (como brindes, entradas, funcionamento do buffet, etc.)

 

Quanto tempo de antecedência a noiva deve contratar uma assessoria/cerimonial?

 Geralmente, no caso da assessoria, é recomendada a contratação com no mínimo um ano (1) de antecedência. No caso do cerimonial, pode-se realizar um contrato para qualquer tipo de evento, com um prazo menor. Desde que, o contratante já tenha iniciado as escolhas de fornecedores e profissionais envolvidos e já tenha traçado em mente o que o mesmo espera de seu grande dia.

 

Qual a sua visão hoje do mercado de eventos em geral?

 Para mim, o mercado têm se expandido bastante durante os últimos anos, principalmente em pequenas cidades, o que não é muito comum. Existem hoje no mercado atual, cerimonialistas para diversas demandas, fazendo com que o consumidor tenha a opção de escolha em diversos perfis e preços. Isso tem como ponto positivo, melhorar a qualidade dos serviços mediante a tantos profissionais já existentes.

 Quando comecei em 2009, fui a primeira a me ingressar no ramo de cerimonial. Hoje em 2018, temos mais de 20 cerimonialistas na cidade de Manhuaçu e região.

 

Como é feito uma assessoria para noivos?

 Assessoria de noivos é feito desde a escolha de datas, local da festa, data da igreja, até a escolha de cardápios em buffets, decoração, fotógrafo e afins. A contratação de todos fornecedores, até a aquela ajudinha básica na hora da escolha do vestido/terno, envolve uma assessoria como esta. São todos os detalhes, desde o momento que os mesmos escolhem festejar o simbolismo que é e traz um casamento.

 

Qual o valor em média que você cobra referente a uma assessoria e cerimonial?

 O valor varia de acordo com cada perfil de evento. Seja ele, casamento, festa de 15 anos, bodas ou eventos corporativos.

 

Fala se muito no "cerimonial do dia" o que seria um cerimonial do dia?

 Na verdade cerimonial do dia (apenas para o dia), não existe.

 O que nós, profissionais da área, chamamos de cerimonial do dia é aquele em que os noivos não necessitam de assessoria, e sim de apenas uma coordenação e organização relacionado aos serviços já contratados. Além disso, o chamado “cerimonial do dia” cuida dos detalhes finais da festa. No caso, eu como cerimonialista da Detalhes Cerimonial, ofereço este tipo de serviço com no mínimo 30 dias antes do evento.

 

Qual sua formação para exercer essa profissão?

 Fiz alguns cursos em Belo Horizonte e Juiz de Fora antes de começar a exercer meu trabalho. Contudo, sempre me atualizo em sites relacionados ao assunto, e fico antenada nas redes sociais, para acompanhar as tendências.

 

Hoje, quem é o cerimonialista ou assessor de eventos que você admira e segue o trabalho dele/a?

 Roberto Cohen, Fátima Ziegler e Norma Marques.

 

Qual seu recado para as noivas de plantão que vão ler essa entrevista aqui no nosso blog?

 Antes de mais nada, exponham quem são, exponha sua essência, para que o tão sonhado dia seja realmente realizado com louvor. E não menos importante, contrate um cerimonialista, mesmo que seja para pequenos eventos, a organização de uma festa é o detalhe mais valioso.




Todo mundo escuta falar de cerimonial, mas o que é o cerimonial?

 É a pessoa designada para garantir o bom andamento da cerimônia. É ele que toma para si todas as questões relacionadas a fornecedores, convidados, protocolos e formalidades. Está sempre preparado para resolver qualquer tipo imprevisto. Assim podemos concluir que o cerimonial é o profissional que auxilia e presta todo o suporte aos noivos, debutantes, formandos, etc., a realizar um evento com sucesso.

 

Qual a diferença do cerimonial para a assessoria?

Assessoria – auxilia os noivos a organizar o casamento indicando profissionais e participando da contratação de todos os fornecedores. Assessoria participa ativamente das reuniões e na tomada de decisões. Ou seja, nessa opção o cliente tem o profissional do início dos preparativos até o dia do evento, sendo ele que orienta o cliente em todas as etapas indicando as melhores opções de mercado, evitando que o cliente perca tempo e dinheiro desnecessários.

 Cerimonial – o cerimonial podemos dizer que seria o responsável pelo bom andamento das atividades no dia do evento. Ele é o responsável por organizar e orientar os convidados das formalidades do evento.

 Podemos dizer que a assessoria e o cerimonial caminham juntos, eles se completam.

 

Quanto tempo de antecedência a noiva deve contratar uma assessoria/cerimonial?

 O ideal seria um ano e meio de antecedência para que tenham acesso aos melhores fornecedores do mercado e consigam fazer as escolhas com melhor custo X benefício.

 

Qual a sua visão hoje do mercado de eventos em geral?

 Hoje em dia cada vez mais as pessoas valorizam a assessoria/cerimonial e fazem questão desse profissional em seu evento.

 

Como é feito uma assessoria para noivos?

 A partir do momento que os noivos fecham o contrato com a gente já começamos a assessoria, fazemos uma importante reunião inicial para conhecer os gostos, desejos e sonhos do cliente. A partir dessa triagem inicial damos início aos orçamentos com os fornecedores que se encaixam na proposta. Definimos o local do evento, buffet, decoração, entre outros, enfim tudo que será necessário para o grande dia. Durante esse processo de cotação e escolhas fazemos inúmeras reuniões para irmos fechando cada detalhe para que o grande dia seja perfeito.

 

Qual o valor em média que você cobra referente a uma assessoria e cerimonial?

Muito difícil discriminar o valor sem saber os pormenores de cada evento. O valor varia de acordo com os anseios de cada cliente e com o tipo de evento.

 

Fala se muito no "cerimonial do dia" o que seria um cerimonial do dia?

Na verdade não existe cerimonial do dia, algumas noivas nos procuram para essa opção mas acabamos assessorando, porque é muito complicado apenas comparecer ao evento sem conhecer a fundo todos os detalhas do grande dia.

 

Qual sua formação para exercer essa profissão?

Sou formada em Administração de empresas, e de Cerimonial realizei inúmeros cursos online e presencial. O último e mais relevante foi com um dos maiores Cerimonialista do país – Roberto Cohen.

 

Hoje, quem é o cerimonialista ou assessor de eventos que você admira e segue o trabalho dele/a?

 Roberto Cohen, Fátima Ziegler.

 

Qual seu recado para as noivas de plantão que vão ler essa entrevista aqui no nosso blog?

Quando for casar a primeira coisa a contratar é o cerimonial. Pois ele é a base de tudo para que seu evento seja realizado com sucesso.



Todo mundo escuta falar de cerimonial, mas o que é o cerimonial?

A empresa de cerimonial segue protocolos e regras estabelecidas para eventos que exigem maior formalização. As empresas e produtores que atuam nesse ramo são especialistas tanto em cerimônias políticas, como religiosas e pessoais (formaturas e bailes, dentre outros), e trabalham justamente para auxiliar os produtores a seguir os protocolos de seu evento. Congressos, eventos esportivos, casamentos são alguns exemplos de eventos que precisam de um cerimonial.


Qual a diferença do cerimonial para a assessoria?

O cerimonial é responsável pelo bom andamento das atividades no dia do casamento, o que inclui as formalidades da cerimônia e também da festa. É o cerimonial quem vai ligar para os padrinhos, realizar os ensaios, orientar a entrada do cortejo na cerimônia, auxiliar os profissionais que estão envolvidos no evento, orientar os convidados e ajudar a resolver os possíveis problemas, além de outros detalhes necessários como a distribuição de brindes ao longo da festa. Já a assessoria serve para auxiliar os noivos a formatar o casamento indicando profissionais e participando da contratação de todos os fornecedores. A assessoria participa ativamente das reuniões e ajuda na tomada das decisões orientando no controle do orçamento através de ferramentas adequadas. Ou seja, a assessoria participa e organiza todas as etapas do evento até o dia de sua realização.


Quanto tempo de antecedência a noiva deve contratar uma assessoria/cerimonial?

Nada melhor do que um trabalho planejado e realizado com antecedência. Por isso, sugerimos algo em torno de um ano e meio antes da data do casamento. Já vi casos de noivas que se casaram em dois meses, nem por isso faltou o cuidado para fazer do evento um sucesso. Mas, sabemos que o ideal é que a cliente tenha um bom tempo de escolha para apreciar com calma cada momento, cada contratação. Acreditamos que o grande prazer da noiva está desde a produção do evento até o dia da cerimônia.

 

Qual a sua visão hoje do mercado de eventos em geral?

Até pouco tempo atrás, eu não achava o mercado de eventos muito atraente, confesso. A imagem que sempre tive era de desperdício de dinheiro, muita ostentação, uma mentalidade pouco moderna e sem resultado prático. Mas depois que entrei para esse ramo minha mentalidade mudou, e vi que vale a pena investir, os resultados sempre são os melhores, tanto para o contratante quanto para o contratado.


Como é feito uma assessoria para noivos ?

A Assessoria é feita de forma harmoniosa e é tipo o braço direito para planejar e acompanhar os noivos durante todo o período pré-evento. Mais do que tudo, a assessora de casamento entende tanto os noivos quanto o sonho deles, e a partir daí aconselha o casal sobre prazos e tarefas à serem realizadas, inspira-os com boas opiniões, auxilia no controle dos custos do evento e leva as melhores informações.


Qual o valor em média que você cobra referente a uma assessoria e cerimonial?

O valor depende da demanda dos noivos, trabalho com pacotes que oferece diversos serviços, desde a primeira reunião com os noivos até o dia da cerimônia.


Fala se muito no "cerimonial do dia" o que seria um cerimonial do dia?

O Cerimonial do dia é responsável por todos os detalhes assegurando e proporcionando tranquilidade aos noivos e familiares. Isto se inicia com o contato com todos os profissionais, conferência na montagem da decoração (tanto na igreja como na recepção). Durante a cerimônia religiosa nós damos todo o apoio aos noivos e coordenamos a entrada e a saída. Já na recepção nós atendemos todos os convidados para serem bem servidos, assessoramos o fotógrafo para que as fotos dos padrinhos e familiares transcorram com tranquilidade, e damos toda a atenção possível para os noivos e seus familiares.


Qual sua formação para exercer essa profissão?

Montei meu cerimonial recentemente, e ainda não possuo nenhuma formação. É claro que estou por dentro de tudo que acontece no mundo dos casamentos e sempre estou buscando por inovações. Já tenho feito algumas inscrições para feiras de casamentos e alguns cursos também, que provavelmente devo começar a fazer agora no mês de agosto.


Hoje, quem é o cerimonialista ou assessor de eventos que você admira e segue o trabalho dele/a?

Sigo vários Cerimonialistas de grandes nomes no Instagram e acompanho o trabalho deles. Mas sempre tive admiração pela Patrícia Ferreira, uma cerimonialista da nossa região, e mesmo antes de trabalhar nesse ramo eu já acompanhava o trabalho dela, tive a honra de estar em alguns casamentos que ela fez, e achei excelente o seu trabalho. Ela tem um amor muito grande por essa profissão e passa uma energia muito boa para a gente.


Qual seu recado para as noivas de plantão que vão ler essa entrevista aqui no nosso blog?

O recado que tenho para dar é o seguinte, nunca deixe de fora do seu orçamento um cerimonialista, nem que seja só para o dia. Mas é essencial para vocês, nós somos os responsáveis para a realização de seus sonhos. E sempre busque por um cerimonialista de responsabilidade, que tenha amor pelo o que faz, e que faça tudo como você planejou.






Todo mundo escuta falar de cerimonial, mas o que é o cerimonial?

Nosso real papel é entender o cliente para que o planejamento do casamento/evento saia conforme ele espera, é ajudar a dar vida aos sonhos, respeitando o gosto e a personalidade, costumo dizer que o cerimonial é quase uma fada madrinha, porque estamos lá para solucionar qualquer imprevisto em um passe de mágica.


Qual a diferença do cerimonial para a assessoria?

A assessoria é minuciosa, nela trabalhamos todo o evento, do planejamento à execução, reunindo os fornecedores que melhor se encaixam com o perfil e orçamento do cliente.

Já o cerimonial começa a trabalhar com 30 dias de antecedência montando o cronograma, e no dia somos nós que coordenamos todo o evento junto os demais fornecedores, para que nada saia do controle.


Quanto tempo de antecedência a noiva deve contratar uma assessoria/cerimonial?

Existe uma cultura errada de se contratar o cerimonial por último para dar a desculpa de contratar o “cerimonial para o dia”. Na verdade o cerimonial/assessoria deve ser o primeiro a ser contratado, independente se for a assessoria completa ou assessoria para o dia, porque nós podemos dar dicas, sugestões e indicações preciosas para as noivas não errarem na hora das contratações. Além de conseguirmos aqueles descontos especiais, mas em média, sugiro 12 meses antes do evento.


Qual a sua visão hoje do mercado de eventos em geral?

Hoje há um número imenso de fornecedores no mercado, o que faz com que o cliente fique perdido em meio a tantos orçamentos. É ai que entra o papel do assessor em guia-los para o que melhor irá atendê-los.


Como é feito uma assessoria para noivos?

A primeira coisa a ser feita é sentar e fazer todo o planejamento do casamento juntamente com os noivos, assim é possível traçar o perfil do casal para que eu possa conduzi-los para os fornecedores que vão atender às suas expectativas dentro do orçamento. A assessoria também conta com reuniões periódicas e um acompanhamento de perto, noivas minhas não andam sozinhas.


Qual o valor em média que você cobra referente a uma assessoria e cerimonial?

Em média uma Assessoria completa sai a R$ 3.000,00 e uma Assessoria para o dia R$ 1.600,00 mas cada casamento é único, por isso trabalho de forma personalizada, dou o preço de acordo com o tipo de casamento, quantidade de pessoas, local, cidade e etc.


Fala se muito no "cerimonial do dia" o que seria um cerimonial do dia?

O cerimonial do dia que na verdade é chamado por nós profissionais de Assessoria Final começa 30 dias antes do evento, quando juntamente com o cliente sentamos para traçar o cronograma do casamento e da recepção.


Qual sua formação para exercer essa profissão?

Além da graduação em Marketing pela Faculdade de ciências gerenciais, que me dá um bom Kwon How sobre como acompanhar o mercado, também tenho cursos com profissionais renomados do ramo de cerimonial, como a Cerimonialista Patrícia Esteves do “Cerimonialistas de sucesso”, Bruna Pereira do blog virei noiva, e Frota Neto com mais de 30 anos de experiência no ramo, dentre os cursos fiz algumas especializações como: Mini Wedding, Destination Wedding, e Casamento Homoafetivo, além de sempre estar me atualizando nas novidades.          


Hoje, quem é o cerimonialista ou assessor de eventos que você admira e segue o trabalho dele/a? 

Sem dúvidas existem ótimos profissionais no mercado mas a Patrícia Marques e o Frota Neto são pessoas que me ensinaram muito, e com certeza a Ludmila Barbedo.


Qual seu recado para as noivas de plantão que vão ler essa entrevista aqui no nosso blog?

Contrate o cerimonial primeiro, independente do pacote que vai escolher, e sempre procure referências sobre os profissionais que você quer contratar.

 









Todo mundo escuta falar de cerimonial, mas o que é o cerimonial?

Cerimonial e protocolo para eventos, os dois termos não significam a mesma coisa e entender a diferença entre um e outro é fundamental entendimento para quem produz eventos. O primeiro diz respeito às formalidades que devem ser adotadas em um acontecimento, de acordo com uma ordem sequencial preestabelecida. Já o protocolo é uma parte do cerimonial, que rege as normas para condução de um evento, seja um casamento, 15 anos, palestra, reunião, curso, inauguração, entre outros.


Qual a diferença do cerimonial para a assessoria?

Cerimonialista é o profissional que executa as normas e protocolos em eventos, seja casamento e as particularidades de cada religião respeitando as suas normativas.

Assessor de eventos é aquele que tem como função organizar um evento seja ele social (casamentos, 15 anos, bodas, bar mitzvah) público, civil, militar, corporativo.

Suas atividades passam, dentre outras etapas, pelo briefing (definição do estilo do evento), contratação de fornecedores (incluindo reuniões de alinhamento com os contratados), visita técnica dos mesmos ao local do evento, organização da lista de convidados junto com o cliente, rsvp e elaboração de um cronograma para a ocasião, produção do evento e acompanhamento passo a passo. No dia do evento o cerimonial executa o que foi programado pelo assessor de eventos de acordo com o gosto dos noivos.


Quanto tempo de antecedência a noiva deve contratar uma assessoria/cerimonial?

O ideal é que seja de um ano a um ano e meio da data escolhida pelo casal para melhor organização da planilha de custos porque depois da definição do estilo do evento começa a busca por fornecedores que atendam as expectativas dos noivos em relação ao sonho deles e assim eles consigam ter todos os fornecedores que desejam para a realização do evento. Porque é sonho, e todo sonho é possível com tempo e planejamento, seja ele um mini wedding ou um casamento grande.


Qual a sua visão hoje do mercado de eventos em geral?

Mercado de eventos é para quem gosta de gente e não só de uma profissão, é um mercado que mobiliza hoje no país cerca de 25% do PIB nacional, só em São Paulo capital no ano de 2017 que foi chamado o ano da crise foram realizados 74 mil casamentos e é um setor que vem crescendo ano a ano, mas não é mercado para amadores, necessita de pessoas preparadas para lidar com o inimaginável, desde o falecimento de alguém da família dos noivos, a chuva inesperada, ao atraso de um fornecedor ou acidente , ter calma mas ao mesmo tempo ser proativo pra resolver o que parece não ter solução. O mercado esta cheio de excelentes profissionais mas como todo segmento também tem os oportunistas de plantão que olham pro lado e veem as pessoas trabalhando nos eventos e acham que é só vestir uma roupa preta e se intitular " assessor" ou "cerimonialista" , fotógrafo, DJ etc. E não é assim, para tudo é necessário estudo dia a dia , um assessor aprende todos os dias algo novo, cada dia o mercado lança uma novidade no ramo de eventos, do buffet, a iluminação cênica, do tipo de cardápio ao estilo de vestir, então não basta vestir preto, tem que se capacitar e estudar, evento é um espetáculo sem ensaio, tudo é sonhado e planejado para aquele dia específico , não dá pra deixar nas mãos de "acho isso" ,"acho aquilo", além do custo alto do evento ,corre o risco de ter tudo destruído por um amador.


Como é feito uma assessoria para noivos?

Os noivos entram em contato e depois de uma reunião com eles e as vezes com os pais eles escolhem pela assessoria, primeiro escolhem a data, fecham a lista de convidados e aí começo a buscar os fornecedores de acordo com o gosto dos noivos e o que eles pretendem para seu casamento, desde o local que caiba com conforto seus convidados até a assessoria para escolha dos trajes que serão usados respeitando sempre o gosto e escolha dos noivos. Nosso papel como assessoria é orientar os noivos e família , jamais escolher , nosso papel é organizar da melhor forma o evento do nosso cliente. Pra muitos um evento mas para nosso cliente SEU SONHO.


Qual o valor em média que você cobra referente a uma assessoria e cerimonial?

Depende da necessidade do cliente, de R$ 1.500,00 a R$4.500,00.


Fala se muito no "cerimonial do dia" o que seria um cerimonial do dia?

Então, esse "cerimonial do dia" surgiu diante da necessidade do cliente que vai ele mesmo organizar/buscar fornecedores, etc., mas precisa de um profissional de eventos/cerimonialista para organizar "o dia" mas o bom profissional de eventos cuida para que seu trabalho tenha padrão então no meu caso exerço o cerimonial do dia mas deixo claro para a noiva que não existe esse serviço. Entenda, não há como um profissional cerimonialista chegar no "dia" do evento e organizar alguma coisa sem saber de tudo que foi planejado, como chamam os pais dos noivos, se há alguma exigência do noivo, etc. Mesmo sendo do dia, há uma preocupação de que tudo esteja em ordem no dia, no dia executaremos aquilo que foi planejado pelos noivos, mas eu faço questão de ao longo desse processo saber como estão indo os preparativos e sempre envio para as noivas um check-list do passo a passo pra que eu saiba de tudo e não fique nada de fora ou esquecido.


Qual sua formação para exercer essa profissão?

Formada pela Fecomércio em Cerimonial e Recepção de eventos

Curso de cerimonial e eventos com Fátima Ziegler


Hoje, quem é o cerimonialista ou assessor de eventos que você admira e segue o trabalho dele/a?

São alguns, Fátima Ziegler, Roberto Cohen, Dreams By Lead, Clarissa Cunha, Fernanda Neves.


Qual seu recado para as noivas de plantão que vão ler essa entrevista aqui no nosso blog?

Ai Tiago, são tantas coisas que gostaria de dizer a estas noivas que se fosse resumir levaria tempo pra ler, mas meu recado pra elas é que respeitem seu sonho, suas vontades, ouçam seu coração, casar é um dos momentos mais lindos E esperado por elas, nenhuma festa será como a festa do seu casamento então não ouça milhares de pessoas pois cada uma tem um gosto, não levem em consideração quem diz que "festa de casamento é bobagem" seu sonho não é bobagem, seu sonho é pra ser levado a sério e por alguém que vista seu sonho, que trabalhe por ele incansavelmente, que treme com você na porta da igreja mas ao mesmo tempo lhe dê segurança e firmeza de que tudo será perfeito e lindo como você sonhou, que segure sua mão gelada na porta da igreja e te diga : Vá ao encontro do seu amor, hoje o dia de brilhar é seu, vá e brilhe! Seja muito feliz! Respira, inspira e vai!








Deixo aqui nosso agradecimento a todos os cerimonialistas que participaram da nossa matéria, sabemos da importância do trabalho de vocês e ficamos muito felizes que toparam trocar uma ideia conosco aqui para o blog para falar um pouco dessa profissão tão linda e que ajuda tantas noivas e clientes a realizar seus sonhos. A vocês noivas espero que gostem, curtam e comentem a vontade! <3