Imagem capa - CASAMENTO REAL: Meghan Markle e Príncipe Harry por Tiago de Carvalho Costa

CASAMENTO REAL: Meghan Markle e Príncipe Harry

O que vestiu Meghan Markle? Quem ficou fora da lista de convidados? De que forma Diana foi incluída na cerimônia. Enfim, estas são algumas das questões sobre o casamento real que têm vindo a ser levantadas pelo mundo inteiro desde o dia 27 de novembro de 2017, altura em que foi anunciado que o príncipe Harry e a atriz estavam noivos.

Para que não tenha de andar de um lado para o outro à procura de respostas reunimos, aqui, tudo o que você precisa saber (e o que já sabe) sobre a o casamento do ano.




O Fotógrafo

O fotógrafo sortudo que fez as fotos oficiais do Casamento Real, aquelas bem pertinho do altar, se chama Alex Lubormiski. Ele também foi o responsável pelas fotos oficiais do noivado de Príncipe Harry e Meghan Markle, o casal gostou tanto do trabalho, que decidiu contratá-lo também para o casamento. O fotógrafo mora em Nova York, Estados Unidos. O profissional já realizou trabalhos com diversas estrelas como Jennifer Anniston, Natalie Portman, entre outros. Alex contou ao canal E! que ser convidado para fotografar o noivado foi uma surpresa."Uma amiga de Meghan viu pelo Instagram que eu estava em Londres na época do noivado e falou para ela ''você deveria conhecer Alexi, ele é ótimo e você vai amá-lo”, contou ele. O fotógrafo também comentou sobre como foi trabalhar com o casal. "Eles se olhavam e sorriam. Foi um dos trabalhos mais fáceis e alegres, porque eles estavam deliciosamente apaixonados", revelou. 






Onde aconteceu a cerimônia?

O casamento real aconteceu na manhã do dia 19 de Maio (mês das noivas!!!) ao meio dia na capela de St. George, em Windsor. Depois da cerimônia o casal e os convidados dirigiram-se até ao Castelo de Windsor, onde ocorreu o primeiro brinde no St. George’s Hall. Mais tarde, a segunda recepção (uma mais privada) foi feita na Frogmore House, no palácio de Kensington.
















"Philippa, que é designer de flores autodidata e comanda uma floricultura em Londres há nove anos, coordenou uma equipe de floristas da própria capela e do Palácio de Buckingham. Os arranjos foram compostos por folhagens de faia, bétula e carpino e algumas flores da estação, como rosas, dedaleiras e peônias (a flor preferida da noiva), colhidas diretamente dos jardins e parques do Castelo de Windsor. A ideia era recriar paisagens naturais, com composições mais fluídas. Após a festa, as plantas, flores e arranjos foram doadas para caridade. A florista optou por espécies locais e que florescem naturalmente nesta época do ano para ajudar os agentes polinizadores, como abelhas, mosquitos e outros insetos, a manter um ecossistema saudável. Em um comunicado, ela afirmou que: ' estava animada e honrada por ter sido escolhida pelo príncipe Harry e Meghan Markle para desenhar e criar as flores de seu casamento. Trabalhar com eles tem sido um prazer,  criamos de forma colaborativa, criativa e divertida. Os arranjos representaram o casal, o que eu sempre tento atingir em meu trabalho, e usamos espécies locais e da estação, com foco na sustentabilidade'." - REVISTA CASA & JARDIM


A entrada
A resposta a esta questão podia parecer óbvia, mas depois traçar o percurso inicial na igreja, e consequentemente seu pai não pôde estar presente na cerimônia, a pessoa escolhida para acompanhar Meghan Markle até ao altar foi o Príncipe Charles. Existiram ainda especulações de que poderia ser a sua mãe, Doria Ragland, a fazê-lo, no entanto, estas caíram por terra, depois do comunicado emitido pelo palácio de Kensington onde confirmava que este papel seria atribuído ao pai do noivo. Ainda assim, segundo a CNN, este ato só foi feito a partir do momento em que Markle chegou à zona do coro. Até lá, ela optou em ir sozinha, um forte traço do feminismo da atriz. Outra curiosidade, é que a noiva entrou pelo lado esquerdo sendo que o correto seria do lado direito, seria, pois como ela é plebeia ela fez a entrada correta segundo as formalidades da realeza.





Os padrinhos de casamento

Como se viu, o Príncipe William foi o padrinho de casamento de ambos. Mas quem foi a Madrinha? Aparentemente ninguém. Como não conseguiu escolher apenas uma das suas amigas, Meghan Markle optou por não ter ninguém nesse papel. Já a lista de pajens e damas de honra era conhecida e foi composta apenas por crianças conforme foi anunciado pelo casal real, entre elas a Princesa Charllote e o Príncipe George.




O vestido de Meghan Markle

A escolha foi inesperada para o momento, já que era aguardado que ela usasse uma peça assinada por uma marca britânica mais tradicional. Mas a escolha também tem seu valor: Clare é britânica, o que mostra o desejo de valorizar o país para o qual Meghan se mudará, e ela também é a única estilista recente da Givenchy que conheceu Hubert de Givenchy. Apesar de sua estreia ter sido criticada, ela é mestre no fazer de vestidos especiais para momentos como esse.

“Depois de se encontrar com Ms. Waight Keller no começo de 2018, Markle escolheu trabalhar com ela por causa de sua estética atemporal e elegante, sua modelagem impecável e ”, diz um comunicado oficial do governo britânico. “Markle também quis jogar luz no sucesso de um talento britânico que dirigiu a parte criativa de três marcas influnciadoras globais — Pringle of Scotland, Chloé e agora a Givenchy.”

Pelo protocolo real, a peça também tem que custar menos do que a usada por Kate Middleton, que aparentemente valia cerda de 250 mil libras e que foi assinada pela britânica Sarah Burton.

A peça é elegante e se parece muito tanto com o estilo de Meghan quanto com a assinatura de Clare. Tem recorte canoa, corte reto, mangas longas, uma cauda bufante e sem brilho, e renda apenas nas beiradas do longo véu, que é feito de seda e tem cinco metros. Nos cabelos, Meghan usou uma tiara de brilhantes, que também é simbólica: é a tiara da Rainha Mary, entregue à Meghan pela Rainha Elizabeth. Ela foi feita em 1932, mas o broche central é de 1893.

De acordo com o comunicado, elas trabalharam juntas para a criação do vestido, que teve foco no decote canoa que “retrata os ombros e enfatiza a cintura esculpida.” Os sapatos também são da label, e foram feitos de seda.

O véu ainda tinha uma representação especial: com cinco metros de comprimento, os bordados rendados em sua borda representam a flora de cada país do acordo Commonwealth. “As nações do Commonwealth serão uma parte central do trabalho oficial de Harry e Markle, e ela quis expressar sua gratidão pela oportunidade de poder ajudar nesse trabalho, incorporando as referências dos países membros no design do vestido.” O comunicado ainda informa que Clare dedicou um bom tempo de pesquisa sobre a flora de cada país, para ter certeza de que o bordado era único. Além disso, duas flores foram bordadas especialmente a pedido de Meghan: a Wintersweet, que cresce no Palácio de Kensington, e a California Poppy, que cresce na Califónia, onde Meghan cresceu.






O buquê

O buquê carregado pela noiva foi criado com muitos significados. Entre as flores escolhidas pelo arranjo, estavam Não-me-esqueças, as favoritas da princesa Diana, a mãe de Harry.

De acordo com o Palácio de Kensington, o casal escolheu a flor especialmente para homenagear Diana neste dia especial.  O pequeno arranjo ainda contou com ervilhas-de-cheiro perfumadas, lírio-do-vale, astilbe, jasmim, astrantia e raminhos de murta, todas amarradas com uma fita de seda crua naturalmente tingida.

As flores foram colhidas pessoalmente pelo príncipe Harry na sexta-feira para integrar o buquê. Seguindo outra tradição, os buquês da família real são feitos com flores de murta – planta ligada à Afrodite, a deusa do amor na mitologia grega. A rainha Victoria, após seu casamento com o príncipe Albert, em 1840, cultivou a flor no jardim de Osborne House, uma das residências da realeza, de onde saíram os ramos para o acessório.

O Dress code

Entre as diversas recomendações para os convidados do casamento real, há também um dress code, que pede para que as mulheres usem acessórios na cabeça, como fascinators, e não escolham sapatos abertos ou com plataformas. Para os homens, as opções são mais restritas, mas simples, como optar por terno completo escuro.










O casamento real de Meghan Markle e Príncipe Harry foi recheado de desafios às regras da monarquia britânica e não foi diferente com os convidados. George Clooney optou por um look cinza claro e dispensou o colete do terno. | Para sua primeira aparição pública depois do nascimento do seu terceiro filho, o príncipe Louis, Kate optou por um vestido da sua grife favorita - e a mesma que assinou seu vestido de noiva - Alexander McQueen. O vestido, ao contrário do que muitos acharam, não é branco e sim em tom amarelo pastel, já foi usado pela própria Kate na ocasião do batizado da sua filha, a princesa Charlotte

O segundo vestido

O segundo vestido escolhido por Meghan, depois de brilhar com um vestido extraordinário da Givenchy — marca francesa dirigida pela estilista britânica Clare Waight Keller — na Abadia de Westminster, a noiva do dia Meghan Markle elegeu um modelo Stella McCartney para receber os convidados da festa. Trata-se de uma peça frente única, sem decote, preso ao pescoço que deixa os ombros à mostra



O penteado

Não é a primeira vez que Meghan opta por fios bagunçadinhos. Em suas primeiras aparições oficiais com Harry, esse detalhe ganhou as redes, já que estamos acostumadas à Kate com sua escova perfeita ou coque com redinha. No casamento, Meghan manteve o chamado messy bun baixo, o que deu ainda mais espaço para véu e da coroa brilharem.



Meghan Markle não contratou um maquiador para o casamento

Foi a própria noiva, com ajuda de dois amigos, quem fez sua maquiagem. Defensora da beleza natural, ela cumpriu o que sempre defendeu ao deixar suas sardinhas à mostra. A base leve deu um aspecto natural, mas iluminado, à noiva. Ela também não fez olho esfumado ou marcado nem usou um batom chamativo.



A mãe da noiva

“Dreadlocks. Piercing no nariz. Instrutora de yoga. Assistente social. Espírito livre. Amante de batatas chips e tortas de limão. E se o DJ tocar a clássica música soul ‘Call Me’, esqueça. Ela vai começar a mexer seus quadris da forma mais adorável que você já viu, balançando a cabeça e estalando os dedos na batida como se ela estivesse dançando desde o útero. E você vai sorrir. Você não vai ter como não sorrir. Você vai olhar para ela e se sentir alegre. Estou falando da minha mãe”. Essa foi a carta que Meghan Markle escreveu em seu extinto blog, The Tig, sobre Doria Ragland.



A Rainha
Reparou nas unhas bem clarinhas que Meghan Markle usou no casamento real? Então, a escolha do tom não foi por acaso e o esmalte é bem especial para a Rainha Elizabeth! O nude rosado e claro é o Ballet Slipper, da marca Essie, que é a cor que a Rainha Elizabeth usa desde 1989! Na verdade, Meghan dificilmente apareceria com unhas coloridas porque,segundo as regras reais, apenas unhas com aparência natural são permitidas em eventos oficiais. Kate Middleton também usou um esmalte clarinho nas unhas do seu casamento. Mas diferente de Meghan, que seguiu a cor da rainha, a Duquesa de Cambridge apostou em uma misturinha: Rose Lounge, da Bourjois, e Allure, da Essie.


Lady Di

A princesa Diana foi lembrada por duas vezes no casamento de Meghan Markle e príncipe Harry . Após o buquê da cerimônia conter a flor Miósitis, a preferida da mãe do noivo, a atriz americana surgiu com um anel azul de água-marinha ao deixar o Castelo de Windsor rumo à recepção em Frogmore. À revista "Vogue", o representante real confirmou que a joia era de Lady Di, morta em julho de 1997. Lady Di foi fotografada usando o anel azul de água-marinha durante uma visita à Sidney, na Austrália, em 1996. Na ocasião, ela combinou a joia com uma pulseira com a mesma

pedra, presa entre seis fileiras de pérolas. No ano seguinte, a princesa voltou a usar o anel, desta vez no leilão privado de vestidos de Christie. A imprensa britânica cogita que a peça foi dada à Meghan por Harry como presente de casamento. Meghan Markle já vinha usando peças da coleção da sogra desde seu noivado. O anel dado pelo príncipe Harry – e desenhado por ele – trazia dois diamantes da coleção particular de princesa Diana, enquanto a peça central da joia veio de Botswana. Segundo o monarca, a ideia era garantir que "ela estivesse conosco nessa jornada maluca".



O bolo

O bolo foi feito por Claire Ptak, da confeitaria londrina Violet Bakery Cafe, em Hackney, na Inglaterra. Em vídeo divulgado pelo Palácio de Kensington, Claire explica detalhes do doce que traz calda de sabugueiro, coalhada de limão siciliano, cobertura amanteigada de merengue de sabugueiro suíço e traz, no toque final, decoração com flores selvagens. A noiva seguiu a tendência da confecção de três bolos, porém todos do mesmo sabor e estilo.




A música

A cerimônia, marcada pela emoção e pela diversidade, teve a apresentação do coral The Kingdom Choir como um dos pontos altos. Sob o comando da maestrina Karen Gibson, eles fizeram uma belíssima performance do clássico “Stand By Me“, composto por Ben E. King, pouco antes da troca de alianças. A canção, que já foi interpretada por diversos artistas, fala sobre companheirismo, união e amor.




Enfim, curtiu todos os detalhes do casamento mais badalado do ano? Continue acompanhando nossas postagens, daremos muitas dicas e curiosidades sobre o universo da fotografia, casamentos, e muito mais! Compartilhe, curta e comente. 



Fotos e informações: Alex Lubormiski, Getty Imagens, Pool New, BBC London, CNN, Revista Casa & Jardim, Elle Brasil, Revista Veja, Revista Capricho.