Imagem capa - AS MELHORES DICAS PARA UM ENSAIO PRÉ-WEDDING OU FOTO NAMORO por Tiago de Carvalho Costa

AS MELHORES DICAS PARA UM ENSAIO PRÉ-WEDDING OU FOTO NAMORO

Quando marcamos um ensaio a primeira dúvida que rodeia um casal é: “O que vestir?”, “Que roupas levar?”, “Vou ficar bem na foto?”.

Desde que somos crianças aprendemos a gostar de cores. Quando iniciei minha carreira de fotógrafo cada ensaio acontecia sem muitos pré-dimensionamentos, neles eu deixava a criatividade fluir, porém sem uma prévia organização de harmonia de cores e tons de acordo com a locação. Com o tempo percebi através de cursos, workshops e experiência profissional que as tonalidades de uma foto juntamente com o cenário e a espontaneidade das fotos são essenciais para um excelente resultado. Neste post vamos tirar todas as suas dúvidas em relação aos ensaios pré-wedding também conhecidos como “foto namoro”, o queridinho dos casais.









1 - O LOCAL

Cada locação é escolhida depois de uma conversa entre mim e o casal, nela abrimos leques de possibilidades de acordo com o estilo e personalidade de cada casal para que possam se sentir à vontade e conseguir imprimir nas imagens aquilo que realmente sentem e acreditam. Pode ser na praia, num sítio, numa fazenda, na residência deles, cada local carrega uma história representativa para o casal e só eles podem definir através de um consenso da preferência deles e da minha visão técnica de cada local, nesse sentido define-se o ponto de partida das imagens perfeitas. Nas fotos tudo parece um verdadeiro conto-de-fadas às vezes, mas a realidade é bem diferente, alguns locais demandam um pouco de cuidado, por exemplo, numa reserva, ou numa mata, praia, aconselhamos que o casal leve repelente, água, filtro solar, chinelo, tênis, toalha, ou seja, sempre é melhor prevenir do que remediar. Rs






2 - CABELO E MAQUIAGEM

Um cabelo lindo e uma maquiagem perfeita é o sonho de toda mulher em um pré-wedding, porém devemos ter cuidado e ter discernimento que as fotos geralmente acontecem em áreas externas com exposição à luz e sempre devemos apostar no “menos é mais”, mas isso também não quer dizer que você apareça lá de cara lavada, afinal, nem todas podem ser Meghan Markle. Rs

Uma pele bem feita, cílios postiços de qualidade (cuidado com cílios, alguns podem te transformar em verdadeiras bonecas de porcelana), sombras e batons em tons mais claros são meus prediletos, mas é claro que um esfumadinho no olho é sempre bem-vindo!

Um detalhe muito importante que às vezes passa despercebido são as unhas, se você conferir em nossos ensaios, vai perceber quanto carinho e amor são transmitidos nas imagens e as mãos tem papel fundamental para que consigamos o efeito de aconchego e amor, portanto, nunca vá a um ensaio fotográfico sem fazer as unhas esperando que o fotógrafo coloque no photoshop, afinal, somos fotógrafos e não manicures. Rs

Aposte em esmaltes em tons claros, do branco ao rosé, ou se preferir, a famosa francesinha. Afinal, tons claros nas unhas não brigam com os tons dos looks escolhidos e nem com a harmonia das fotos.




3 - O HORÁRIO DO ENSAIO

O horário do ensaio é um ponto crucial, trabalhamos com duas formas de ensaios: maiores e com tempo de duração menor. Geralmente, depois do contrato fechado acertamos com as noivas qual o horário vamos sair para as fotos, quando a locação escolhida é um destino mais distante, saímos bem cedinho para que possamos aproveitar todo o dia, nesse caso durante a manhã (6h às 10h) fotografamos ao ar livre, afinal, a luz está leve e ideal para os cliques.  







Em seguida damos uma pausa para o almoço e logo após procuramos locais com sombras e fechados, afinal, nesse período (11h às 14h30) o sol está bem em cima de nossas cabeças e isso influencia diretamente no olhar e no sombreamento do rosto, comprometendo o resultado final, portanto se quer fotos ao ar livre, esse horário é o menos indicado para fotos externas.







 Agora vamos falar do melhor horário para as fotos, pelo menos pra mim, a GOLDEN HOUR!

De 15h às 18h a mágica acontece, o sol já está mais brando, o céu está em nuances de cores diferentes gerando uma atmosfera ideal para conseguir imagens, tons, pele e cores ideais, e essa pode ser a diferença na hora de ter a foto mais sonhada: a foto do pôr-do-sol.







4 – EXPECTATIVAS E IMPREVISTOS

Quando se trata de um ensaio a expectativa é alta e se tratando de noivas elas ficam ainda mais ansiosas, porém quando se fala em ensaios externos estamos sujeitos a uma série de fatores naturais que podem ocorrer no andamento das fotos: chuvas, tempestades, furacões, tsunamis e muito mais. Isso não quer dizer que fotos com chuva ou com algum contratempo não deixem de serem lindas, já conseguimos imagens perfeitas como essas:













Porém ninguém vai querer fazer seu ensaio totalmente na chuva, e às vezes, remarcar é a melhor opção. Sempre conversamos com nossas noivas para ficarmos, juntos, de olho na previsão do tempo, mas às vezes até a Maju pode errar.

Caso isto aconteça, relaxe, iremos remarcar seu ensaio e tudo fluirá perfeitamente.         

Quanto às expectativas, elas sempre são bem-vindas, afinal, um friozinho na barriga até ajuda na hora de obter o resultado. Pedimos também para que o casal nos envie imagens e estilo de fotos que gostam para conseguirmos gerar uma identidade visual para o casal, sempre digo a eles que iremos tentar fazer algo no estilo desejado, mas sempre atentos a não copiar o trabalho de colegas e outros profissionais, afinal, cada trabalho é único, então por mais que a expectativa esteja alta vá adiante e confie no profissional que você contratou, porque se o casal quer fotos lindas, acredite, o fotógrafo quer muito mais!



5 – VOCÊ NÃO É MODELO, RELAXE

Quem acompanha o meu trabalho já deve ter percebido que nossas  fotos de pré-wedding são bem espontâneas, carregadas de muito carinho, amor e afeto, então não pire pensando em como fazer poses ou em não se achar fotogênica (o), iremos buscar a personalidade e retratar a cumplicidade do casal para que possamos conseguir um resultado natural e que não pareçam engessados nas fotos. Poses ajudam, é claro, mas quando for preciso iremos orienta-los nos mínimos detalhes. Sabe aquela foto tradicional de família, todos assentados olhando para a lente sem nenhuma reação? Esqueça! Não iremos fazer essas fotos com vocês! 




Vamos correr, brincar, sentir o vento no rosto, com gargalhadas fartas e valorizar os momentos de carinho, afinal, uma sessão de pré-wedding deve retratar como foi aquele dia do casal e podem apostar, quanto mais naturalidade, melhor o resultado.














6 – O QUE VESTIR E PALETA DE CORES 

Na hora de escolher as roupas para o ensaio, prezem pela simplicidade, essa dica vai para as noivas, afinal, na maioria das vezes, elas que tomam conta desse quesito, e tendem a ter mais bom gosto para compor os looks combinados com o do noivo. Produções muito sofisticadas, por exemplo, vestidos de festa, roupas com brilho, salto alto em cachoeiras, praia, montanhas, é o oposto do que pedimos para nossas noivas, por isso opte por roupas leves, naturais e fluídas: vestidos e saias longas esvoaçantes e rendas caem muito bem, aliás, se tratando de rendas é o tecido predileto das noivinhas brasileiras, ela remete a romantismo e leveza. 

VEJA ALGUNS MODELOS DE VESTIDOS QUE VOCÊ PODE SE INSPIRAR 













As cores são componentes existentes na vida humana e é a mais imediata evidência da visão. Dessa forma, as cores podem e devem ser usadas sob um cuidadoso controle estético. Algumas cores possuem propriedades físicas que afastam o olhar do espectador enquanto outras atraem esse mesmo olhar. Além disso, a cor exerce uma forte influência na percepção humana. E o aspecto da nossa reação a ela é mais emocional do que racional. A cor pode transmitir sentimentos, sensações e até mesmo cheiros e gostos.

Por isso, entender as reações que cada cor provoca é vital para qualquer pessoa que trabalhe com artes visuais como cinema e fotografia. E saber controlar essas reações às impressões cromáticas abre um leque infinito para as formas de comunicação.

Em fotografia principalmente, utilizamos as cores com duas finalidades. Para promover a harmonia estética e obter um visual agradável aos olhos, e para desenvolver uma comunicação a nível emocional para transmitir emoções e sensações. Isto é, as cores são escolhidas e manipuladas para estimular algum sentimento em quem olha a imagem.




Estampas, listras, cores muito fortes e letras grandes nas roupas geralmente não são as mais aconselhadas, afinal, você não quer estar linda com um vestido esvoaçante nude e seu noivo com uma camisa da Lacoste com aquele jacaré enorme. Se ficarem em dúvida, busquem cores harmônicas, o branco e as cores neutras sempre são a melhor pedida. Mas cuidado para não levar somente branco, afinal, seu ensaio pode se transformar em um verdadeiro revéillon. Pensando nisso, selecionamos essa paleta de cores acima para a escolha dos tons dos looks escolhidos, analisem e busquem incrementar de forma a ficarem harmônicos, porém, não optando por looks gêmeos, não necessariamente iguais ao do seu par, as cores devem conversar entre si.

As trocas de roupas durante o ensaio podem acontecer, e geralmente acontecem, afinal, aquele look que você gosta menos é o que pode render os cliques mais lindos. Sempre pedimos aos nossos casais que levem de três a cinco looks e algumas outras peças a mais para que possamos trocar se for necessário. Com minhas noivas eu sempre vejo os looks antes, acertando os detalhes previamente, assim não teremos surpresas desagradáveis no dia da sessão de fotos. As trocas são feitas nos locais onde vamos realizar as fotos, por isso é importante que você saiba que às vezes terá que realiza-las dentro de um carro ou até mesmo escondidinha atrás de alguma moita, rs, afinal não são todos os locais que tem banheiro e vestiário, sempre levo uma assistente do sexo feminino para auxiliar a noiva na hora das trocas, assim elas se sentem mais seguras.

Atenção: Roupas sempre devem estar passadas e as camisas do noivo se possível num cabide. Não espere que o fotógrafo consiga tirar amassados no photoshop, isso pode comprometer terrivelmente no resultado das suas fotos.





7 – ACESSÓRIOS

Cuidado com os acessórios, não se preocupe muito com celular, carteira, chaves, isso enche os bolsos e poluem as fotos, sempre que necessário a assistente tomará conta de seus pertences. Tomem cuidado com acessórios como pulseiras, brincos, colares e relógios, repito, menos é mais, levem bastante variedades e no local analisaremos o que flui melhor. Para os homens, geralmente indico evitar os relógios, eles dão um peso grande na foto e tiram o equilíbrio e às vezes roubam a atenção. Nos pés, aposte nas rasteirinhas, leve quantas puder, você irá passar a maior parte do tempo com elas ou descalças.





8 – MENOS É MAIS

Lembrem que seu ensaio de foto namoro é o registro de um dia de cumplicidade e amor, às vezes, uma cesta de piquenique ou um cacho de balões de gás hélio em formato de coração não sejam a melhor pedida, não é porque você viu alguém com uma foto assim que você terá que fazer, a não ser que você queira muito, afinal, eu não conheço nenhum casal que passa a tarde namorando com um cacho de balões nas mãos, ou deitados com uma cesta de piquenique, a não ser que vocês estejam no Central Park. Fazemos de nossos ensaios experiências sensoriais, queremos ver vocês redescobrirem o cheiro um do outro, a troca de olhares, os cochichos ao pé do ouvido, isso sim mostra o que realmente sentem um pelo outro.


9 – MÚSICA

Todos os casais que fecham contrato conosco, sabem que solicitamos a eles suas canções prediletas, sendo assim, sempre levamos nossa famosa caixinha de som para que o ambiente consiga integrar ao casal e para que os mesmos se sintam mais à vontade.


10 – APROVEITEM AO MÁXIMO

Sabemos que o ensaio fotográfico requer muitos detalhes: horas na estrada, conseguir tirar folga do trabalho, agendamento prévio do dia, arrumar malas e etc. Se durante essa preparação, ocorrer brigas ou até mesmo um contra –tempo entre o casal, relevem, deixem os problemas em casa e venham com o coração aberto para se divertirem, rirem e aproveitarem todos os momentos, afinal, vocês gastaram uma graninha para isso, mas acima de tudo será um momento único que ficará guardado para sempre e o que deve prevalecer entre o casal é sempre o amor.

Tenho certeza que seguindo todas essas dicas seu ensaio de “foto namoro” será inesquecível.

 Gostaram? Se sim, solicite um orçamento clicando no link “enviar mensagem” aqui no fim dessa página no canto direito do vídeo, ou clicando na aba contato. Se tiverem dúvidas, sugestões ou pautas que queiram ler deixem aqui nos comentários, vamos ler tudo com muito carinho. Um grande abraço e estamos esperando por vocês.